You are currently viewing Análise de Marketing – A importância de extrair e interpretar números no marketing

Análise de Marketing – A importância de extrair e interpretar números no marketing

  • Reading time:7 minuto(s) de leitura

De likes do Instagram, visualizações no Youtube até a quantidade de visitantes que um site recebe em um período, tudo é objeto de análise de marketing, fazendo com que os números sejam parte da rotina de todos os profissionais da área.

Mais do que somente visualizar essas informações em planilhas, é preciso interpretá-las e extrair dados úteis desses indicadores.

Ações centradas nesses objetivos podem determinar o sucesso e o crescimento das campanhas de marketing de uma empresa.

Não parece e nem é fácil essa tarefa, ainda mais quando se convive com mudanças constantes de ferramentas e pouco tempo para se adaptar as mesmas.

Além disso, as demandas desse mercado parecem ser infinitas, e são adicionadas a uma lista anterior de pendências a serem cumpridas.

Problemas só podem ser resolvidos quando entendemos sua causa.

Por isso, neste artigo iremos tratar da importância da extração e interpretação de dados para marketing, assim como nos principais desafios acerca da temática que tem deixado muitos profissionais da área de cabelo em pé!

A importância da análise de dados

O setor de marketing é uma área extremamente próxima a departamentos responsáveis pela tomada de grandes decisões no mundo dos negócios.

Isso fez com que os profissionais da área precisassem sair de sua zona de conforto e passassem a entender mais sobre jargões da administração de empresas e números.

Profissionais multidisciplinares são cada vez mais requisitados na área, uma vez que é necessário falar a mesma língua que diversas áreas.

A adoção da análise de dados permite ao time de marketing vários benefícios, como a tomada de decisões mais bem fundamentadas, identificação de tendências a partir do acompanhamento de ações ao longo de um período, otimização de campanhas e a comprovação do impacto de cada uma das ações nos negócios.

A troca desse tipo de informação entre os departamentos cria um ecossistema mais equilibrado, fazendo com que os times possam desenvolver planos em conjunto e mais bem direcionados aos objetivos da empresa, até mesmo com abordagens personalizadas ao seu público.

Dominar a análise de dados se tornou uma habilidade imprescindível para profissionais da área do marketing.

Sendo necessário desenvolver conhecimentos técnicos, além do próprio desenvolvimento de um pensamento mais crítico e analítico, pois são essas características que permitirão que, a longo prazo, todas essas mudanças façam realmente sentido.

Desafios da análise de dados para os departamentos de marketing

CRM, SEO, redes sociais, anúncios, eventos, ativação de marca, tráfego pago, Inbound Marketing são apenas exemplos de áreas de conhecimento que precisam estar na lista dos profissionais do setor.

Considerando que a grande maioria dos dados não está presente e nem pode ser analisado a partir da coleta em uma mesma plataforma. Quando isso acontece, estamos com muita sorte.

Essa realidade significa um maior tempo e esforço para acessar, coletar e filtrar os dados necessários.

Uma pesquisa realizada pela Ascend2, levantou todas as principais dificuldades que profissionais B2B levantaram sobre a análise e levantamento de dados no setor. Dentre elas podemos ressaltar.

Múltiplas fontes na obtenção de dados e confiabilidade

Quando o assunto é associado a obtenção de dados de terceiros, os problemas enfrentados são relacionados a qualidade e integridade dos dados obtidos, além da questão da dificuldade em encontrar fontes confiáveis e ao próprio orçamento destinado à área.

A principal solução indicada aqui tem a ver com a seleção das ferramentas.

Escolha entre 1 e 4 fontes para usar como principais. Foque em dados primários ou secundários: dados de terceiros não costumam ser muito confiáveis.

Tempo de resposta de resultados

Muitos ainda acreditam que os dados levantados e analisados pelos times de marketing precisam demonstrar resultados rapidamente.

Os tomadores de decisão muitas vezes exigem que os times da área possam estabelecer projeções assertivas e que comprovem seus resultados em poucos meses.

E pouco se importam em fornecer recursos para esse tipo de análise.

Esse cenário pode ser bastante prejudicial, uma vez que induz a tomada de decisões com base em padrões não confirmados, às vezes até relacionados ao comportamento de concorrentes, deixando de lado o que realmente importa para uma organização.

Lidar com esse desafio envolve principalmente conhecer a empresa, seus objetivos e o que os superiores esperam ao receber as análises.

Se isso estiver acontecendo, dê alguns passos para trás e comece demonstrando os impactos das análises a curto prazo, até criar um ambiente robusto e com dados que possam pautar decisões a longo prazo.

Para isso, procure definir metas claras, priorizar os dados já disponíveis e privilegiar uma comunicação clara e objetiva sobre todas as descobertas.

Integração de soluções

Falando sobre ferramentas, pesquisas indicam que os setores de marketing utilizam, em média, 12 sistemas diferentes.

O maior problema disso tudo é a falta de integração entre as bases, o que dificulta ter uma visão completa sobre ações implementadas e gerar um panorama global.

A existência de muitos sistemas pode acabar criando silos de informação, fazendo com que dados acabem passando despercebidos ou aumentando o esforço para análise.

A integração de ferramentas é uma estratégia que promove segurança, aumento da produtividade e qualidade das ações.

Como solução para esse desafio, defina planos de ações para construção de sistemas integrados, considerando a infraestrutura de dados já existentes.

Priorize sempre plataformas de CRM integradas as áreas de experiência do cliente, marketing, vendas e atendimento.

A Canário Marketing é utiliza o RDStation Marketing para administrar as contas dos nossos clientes, potencializando os resultados e garantindo a fidelidade nos dados. Entre em contato conosco para saber mais.

Dificuldade nas análises

Outra dificuldade refere-se a incompreensão dos dados obtidos, já que análise destes é uma qualificação das demandas do profissional de marketing.

Construir uma cultura direcionada a entrega de informações de alto valor passa pela necessidade de contratação de ferramentas que proporcionam uma rotina de fácil uso e compreensão.

A grande quantidade de informações diárias nos lembra que não é possível ignorá-las. Isso porque não é possível embasar decisões ou tomar caminhos mais assertivos, se não houver um direcionamento.

Estabelecer essa mentalidade baseada em dados pode parecer complexo. Mas entenda que quanto mais canais, maior será o número de oportunidades também.

Trata-se de uma abordagem ligada a cultura da empresa, tecnologia e principalmente a pessoas.

Conclusão

Quando ajustamos essa perspectiva, a empresa tem grandes chances de aumentar seu potencial e adicionar valor à entrega de decisões.

Tudo isso comprovando o impacto que o marketing possui nos resultados dos negócios.

Para melhorar seus resultados e tornar seus investimentos mais assertivos no setor, conte com o apoio da Canário Marketing.

Somos especialistas em auxiliar empresas a executar estratégias que garantem os melhores resultados em marketing, incluindo a análise inteligente de dados para a implementação de uma cultura data-driven.