Canário Marketing

You are currently viewing Barbie: Como a Warner usou o Marketing para quebrar a internet com a divulgação do filme

Barbie: Como a Warner usou o Marketing para quebrar a internet com a divulgação do filme

  • Reading time:7 minuto(s) de leitura

Não é nenhum mistério que o novo filme live-action da Barbie se tornou um grande sucesso de público.

O apelo em trazer para as grandes telas a boneca mais famosa do mundo, para ser sincero, não é uma surpresa.

Entretanto, mesmo com a fama prévia que envolve o nome de Barbie, o marketing promovido em torno da obra, com certeza, impulsionou em níveis estratosféricos a divulgação.

Mas como, de fato, esse marketing aconteceu? Qual a estratégia por trás do sucesso de Barbie?

Neste blog, vou te explicar alguns detalhes curiosos que certamente fizeram esse o filme de maior sucesso em 2023.

Prepara o look rosa, e vem comigo!

A marca Barbie e seu peso no mercado

Existem poucas marcas no mundo que são tão grandes que fazem parte do nosso imaginário sociocultural.

A Coca-Cola e o McDonalds são dois exemplos bem famosos que simbolizam anos de sucesso no mercado.

Em 1959, a Mattel lançava para o mundo a boneca mais famosa de todos os tempos.

Com características únicas, como o cabelo loiro, e o tom de rosa específico de suas roupas, estabeleceu-se um conceito em nossas mentes: o de Barbie.

Tudo que fosse muito rosa (ou o rosa específico patenteado pela empresa), logo seria remetido à boneca.

E assim, por anos, desenvolveram-se versões alternativas banhadas a rosa da boneca, que rapidamente virou uma febre.

Entretanto, nem tudo foi flores no sucesso da Barbie.

O estilo da boneca, estabeleceu um certo “padrão de beleza” irreal, e promovia esse tipo de beleza, principalmente, para jovens meninas.

Logo, as problemáticas começaram a ganhar destaque, e a marca enfrentou uma recessão.

Após isso, eles investiram em Barbies mais diversas, tentando ir contra esse ideal que a própria marca criou.

Apesar da polêmica, a ideia do que é Barbie, ou seja, suas principais características, se mantiveram, e assim, e estabeleceu-se esse conceito de boneca quase de forma cultural.

O lançamento do filme e as estratégias de marketing

Sabendo das características marcantes e do sucesso que é a marca, imaginar um plano de marketing para a obra não seria tarefa tão difícil.

Mas é aqui que você se engana. As chances de se criar um efeito reverso utilizando esse grande nome são reais.

As pessoas podem acabar criando uma grande expectativa, e assim, não serem correspondidas pelo produto final.

Porém, esse não foi o caso do longa. O estrondoso sucesso do filme mostra que, para além do renome da marca, a estratégia empregada para o marketing foi bastante eficaz.

E como isso ocorreu? Bom, foram realizadas uma série de ações bem interessantes!

Inteligência artificial e a criação de um meme

Sabemos que a inteligência artificial está em alta, já até abordamos esse assunto por aqui.

Sendo assim, a equipe de marketing de Barbie não perdeu tempo, e logo elaborou uma ferramenta de IA que permitia a criação de pôsteres do filme com slogans customizados.

Bastava a pessoa fazer o upload de uma foto sua, e em alguns segundos uma imagem, no formato do pôster original, era gerada.

Esse tipo de ação é uma excelente forma de criar interatividade entre produto e consumidores, alavancando o alcance do mesmo.

Além disso, o compartilhamento generalizado da campanha acabou transformando a mesma em uma das formas de propagação que mais engajam: os memes!

Com a facilidade de se criar essas imagens, a internet logo transformou a ideia em uma grande brincadeira, e logo, os memes começaram a ganhar força, alavancando ainda mais a ideia.

Tem até o famoso meme da Gretchen da escada, ou seja, o meme realmente fez sucesso! E que metalinguagem, não é verdade? 😄

O branding de Barbie vale mais do que mil palavras

Como já mencionamos, Barbie é uma marca extremamente popular e que hoje, faz parte da cultura popular.

De crianças até as pessoas idosas, todo mundo já ouviu o termo Barbie e o associou a algo muito específico, como, por exemplo, a cor rosa patenteada da marca.

E esse registro é tão forte e associado à boneca que, o filme se aproveitou disso para criar alguns cartazes que falam por si só, como é o exemplo abaixo.

Um outdoor rosa e uma data. Basta apenas isso para todos saberem que filme estamos falando. Esse é o poder do branding de Barbie!

O fenômeno Barbenheimer

Se um grande filme já é o suficiente para movimentar o mercado e deixar o público ansioso, imagine o lançamento de dois!

Foi exatamente isso que aconteceu no dia 21 de julho, com o lançamento de Barbie e de Oppenheimer.

O longa do diretor Christopher Nolan promoveu uma das disputas mais emocionantes do cinema, gerando o que agora é conhecido como fenômeno Barbenheimer.

Entretanto, antes disso de fato acontecer, a internet criou essa disputa antecipada com a promoção de inúmeros debates e mesmo memes que representassem ambos os filmes.

Isso, claro, acabou gerando uma expectativa enorme e também alavancou ambas as divulgações.

Nesse sentido, talvez não seja errado afirmar que o filme de Nolan ganhou um pouco mais com isso, visto o tamanho sucesso de Barbie.

Mas essa disputa foi benéfica para ambas as partes.

Essa não é a primeira vez que uma disputa assim acontece, inclusive com o diretor de Oppenheimer.

Em 2008, um dos grandes filmes do diretor, The Dark Knight, enfrentou no mesmo dia o grande musical de sucesso Mamma Mia.

A arrecadação dos dois filmes juntos foi grande o suficiente para se tornar o maior fim de semana dos EUA, sem contar os feriados estendidos.

Demais ações de engajamento

O marketing de Barbie realmente não veio para brincadeira. Foram incontáveis ações criadas ao longo da divulgação do filme.

Algumas dessas ações são realmente impressionantes, como a criação de produtos específicos e parcerias com grandes marcas.

E não pense que esses produtos e ações foram voltadas somente para o público infantil. Muito pelo contrário.

Foi feita campanhas com o Airbnb para alugar a casa dos sonhos da Barbie, um imóvel todo rosa bem nos modelos da famosa casa da boneca.

Também foi criado linhas de maquiagem e roupas da marca. Todas essas ações somaram para o sucesso e divulgação da obra.

Sendo assim, o marketing em torno de Barbie não foca somente na divulgação do filme.

A própria marca fortalece a campanha, e com isso, Barbie acaba se tornando um dos maiores filmes do ano.

Essa Barbie é marketeira!

Vamos conversar sobre como obter os melhores resultados?

 
account android arrow-alt-circle-down arrow-alt-circle-left arrow-alt-circle-right arrow-alt-circle-up arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up author bars behance blogger buffer caret-down caret-left caret-right caret-square-down caret-square-left caret-square-right caret-square-up caret-up cart-menu-1 cart-menu-2 cart-menu-3 cart-menu-4 categories chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up clock close comments cookies copyright coupon-discount date-modified date-published discord double-arrows-down double-arrows-left double-arrows-right double-arrows-up dribbble envelope-open envelope eye facebook fax flickr foursquare github gmail google-drive grid-view hashtag hollow-ring homepage instagram ios level-down-alt level-up-alt line link linkedin list-view login logout long-arrow-alt-down long-arrow-alt-left long-arrow-alt-right long-arrow-alt-up mastodonmedium messenger mobile-menu mobile phone pinterest place qq quote-left quote-right quotes reading-time-hourglass reading-time-stopwatch reddit rss scroll-to-top search shazam shopping-bag shopping-cart side-panel-opening-2-left side-panel-opening-2-right side-panel-opening-left side-panel-opening-right skype slack small-arrow-down small-arrow-left small-arrow-right small-arrow-up sms snapchat soundcloud spinner spotify stackoverflow sync telegram threadstiktok times-circle tinder trello tripadvisor tumblr twitch twitter viber vimeo vine vkontakte website wechat whatsapp windows wishlist xing yelp youtube zoom