Canário Marketing

You are currently viewing Glossário de Marketing Digital: Tudo que você precisa saber

Glossário de Marketing Digital: Tudo que você precisa saber

  • Reading time:35 minuto(s) de leitura

O marketing digital está em constante evolução e, ao longo dos anos, muita coisa foi desenvolvida pensando nas novas tecnologias e modelos de negócio.

Sendo assim, termos e estratégias foram criados para englobar cada uma dessas mudanças.

Acompanhar essas mudanças se faz importante para garantir o sucesso de um negócio.

Portanto, reunimos nesse glossário os principais termos de Marketing Digital para ajudar, você, a desvendar os mistérios das siglas e jargões do marketing.

Prepare suas anotações, e venha com a gente.

Glossário de marketing digital: Métricas 

C 

CAC – Custo de Aquisição de Cliente. Métrica que indica quanto a empresa está gastando para adquirir cada novo cliente. Serve para definir orçamento e ações de Marketing. 

  

CPC – Custo por Clique. Cobrança em anúncios pagos, como Adwords e Facebook Ads, onde você paga um valor por cliques recebidos. 

  

CPA –  Custo por Aquisição. Forma de cobrança calculada em cima das conversões realizadas. 

  

CTR – sigla para Click through Rate representa o número de cliques dividido pelo número de impressões. Serve para avaliar o desempenho de anúncios, onde um anúncio com CTR baixo geralmente custam mais e devem ser otimizados. 

  

K 

KPI – sigla para Key Performance Indicators. Trata-se de indicadores que servem para medir o progresso das suas ações para atingir determinada meta. 

  

P 

Pageviews – são as visualizações de páginas de um site. Atenção: pageviews diferem de visitas. Para ficar claro: em uma visita você pode ter mais de um pageview conforme o usuário navega pelo seu site, isso vai apenas depender de quantas vezes ele entrou em determinada página. 

  

R 

ROI – sigla para Return on Investment (Retorno sobre Investimento, em português). É a relação entre o dinheiro ganho ou perdido e o que foi investido em suas ações de Marketing. 

  

S 

SEM – sigla para Search Engine Marketing. Representa um conjunto de estratégias que tem objetivo de ranquear um site nos mecanismos de buscas. Ele é dividido entre o SEO e os Links Patrocinados. 

  

SEO – sigla para Search Engine Optimization (otimização para buscadores). Trata-se de um conjunto de técnicas e métodos para melhorar o posicionamento de uma página nos mecanismos de busca de forma orgânica. 

V

Visita – é a visita de um usuário a um site, mesmo navegando por diferentes páginas. A cada intervalo de meia hora após uma sessão, é contabilizada uma nova visita. 

  

Visitante – é o usuário que faz as ações no site durante uma sessão. 

  

Visitante Único – quando um usuário instala os cookies é contabilizado como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma, é possível contabilizar o número de visitar sem contar uma mesma pessoa várias vezes. 

  

Visitantes de retorno – é um visitante único que tenha entrado mais de uma vez em um site. 

  

W 

Web Analytics – consiste na mensuração, coleta e análise dos dados da internet para melhorar os resultados das suas ações nos sites e outros canais digitais e a usabilidade dos usuários. 

  

Glossário de marketing digital: Marketing e Vendas 

A 

AIDA – a sigla serve para abreviar um processo de conversão baseado nas etapas Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Esse é um modelo que se baseia no comportamento humano na hora da tomada de decisão e é utilizado para direcionar os usuários para a conversão desejada. 

  

Automação de Marketing – softwares que permitem a execução de diversas ações de Marketing Digital de maneira automática, facilitando o trabalho e melhorando os resultados. Geralmente é utilizado para disparar e-mails de acordo com o comportamento dos usuários, mas possui mais funcionalidades. 

  

C 

Conversão – quando um usuário realiza a ação que você propôs no material. Por exemplo, assinar uma newsletter, preencher formulários, fazer a compra ou seguir o seu perfil. 

  

CRM – a sigla significa Customer Relationship Management, ou seja, Gerenciamento de relacionamento com clientes. Os softwares de CRM servem para fazer a gestão de relacionamento com os clientes, organizando e armazenando informações sobre os contatos relevantes para o atendimento. 

  

CRO – sigla para  Conversion Rate Optimization (Otimização de taxa de conversão), trata-se de estratégias focadas em aumentar o percentual de usuários que realiza as conversões que você deseja para o seu site. 

  

CTA – Call-to-Action – ou chamada para ação, são os comandos que você determina para o seu material. É a chamada para a conversão. Podem ser botões, banners ou mesmo links com frases como “clique aqui” ou “saiba mais!”. 

  

E 

eBook – ou livro eletrônico. Trata-se da versão digital de livros ou, no contexto do Marketing, materiais educativos sobre determinado assunto da área. Geralmente, são mais profundos do que posts de redes sociais, blog ou vídeos. 

  

Edge Rank – algoritmo do Facebook que determina a relevância dos posts que vão aparecer ou não no feed dos usuários. Ele se baseia nas afinidades, formato do post e o tempo que a postagem foi feita. 

  

F 

Formulário de conversão – formulários para captar dados dos usuários em troca de benefícios, como avaliações gratuitas, ebooks, participação em eventos ou conteúdo exclusivo. Os dados são usados para manter relacionamento com o lead. 

  

Funil de vendas – espécie de pirâmide invertida que representa os estágios de potenciais clientes. No topo (parte mais larga), entram os usuários com chances de fechar o negócio e, conforme o relacionamento,  vai afunilando para a base (parte mais estreita), com aqueles que tem reais possibilidades de efetuar a compra. 

  

G 

Geração de Leads – converter usuários que visitam o site da empresa em Leads. 

  

Growth Hacker – profissional que tem objetivo de promover o crescimento rápido com a aquisição de clientes, envolvendo diversos setores da empresa e testando diferentes canais e meios. 

  

I 

Inbound Marketing – ações de Marketing focadas em atrair potenciais clientes, nutrir uma relação com eles e direcioná-los para o momento da venda. A proposta é fazer com que o usuário chegue até a empresa através de conteúdos disponíveis em diversas plataformas e que chegam a eles por diversos meios. 

  

Inside Sales – é o modelo de vendas onde as negociações acontecem em escritórios, por telefone, videochamadas ou outros meios de comunicação, diferentemente das vendas tradicionais. 

  

L 

Landing Page – páginas desenvolvidas para fazer o usuário realizar uma ação. Geralmente possuem CTAs marcantes e layout todo pensado na persuasão, com informações claras e objetivos bem definidos. Por exemplo, inscrições de curso, informações para baixar e-books, entre outras. 

  

Lead – é o usuário que forneceu dados, como nome, email e telefone em um formulário de conversão e agora permite que você entre em contato com ele. Eles representam potenciais clientes por demonstrar interesse no seu produto, serviço ou segmento. 

  

Lead Scoring – algoritmo que pontua determinados perfis e comportamentos de um lead para determinar se ele é qualificado ou não (se são potenciais clientes). 

  

Links Patrocinados – são anúncios pagos exibidos em sites de busca. Sabe aqueles primeiros links que aparecem quando você faz uma busca no Google? Eles são exibidos de acordo com as palavras-chave utilizadas e com o tema relacionado. 

  

Long tail keyword (palavras-chave da cauda longa) – são os termos mais específicos e menos concorridos nos leilões de palavras-chave e na busca orgânica. São indicados para quem não tem muita autoridade, pois em buscas muito direcionadas conseguem aparecer nas primeiras páginas. 

  

M 

Marketing de Conteúdo – produção de conteúdo relevante para atrair o interesse de usuários para a marca. A ação faz parte do Ibound Marketing e pode ser chamado também de “marketing de atração” 

  

N 

Nutrição de Leads – técnica de automação de Marketing baseada no envio de emails em decorrência das ações dos usuários para criar uma relação que irá levá-lo para o momento da compra. 

  

O 

Outbound Marketing – é o Marketing Tradicional, aquele produzido em mídia offline, como comerciais de TV, panfletos, spots de rádio e outdoors, por exemplo. 

  

P 

Pagamento social – quando um usuário faz uma postagem em uma rede social em troca de oferta, ajudando a disseminar o conteúdo da empresa com eficácia. 

  

Palavra-chave – é uma forma de categorizar os posts que você faz na internet e separá-los por assunto. Serve para fazer com que os usuários encontrem seus conteúdos de maneira mais fácil em diferentes plataformas. 

  

R

Rede de Display do Google – é uma grande rede de sites (blogs, portais, etc.) em que os anúncios de campanhas do Google Ads são exibidos. 

  

Remarketing (ou retargeting) – sabe quando você pesquisa por um produto e depois recebe anúncios dele ou de itens semelhantes? Isso é chamado remarketing! A ação acontece graças aos cookies que captam seus interesses e páginas visitadas. 

  

S 

Segmentação de Leads – para trabalhar com o envio de email marketing e otimizar essa ação, é indicado segmentar sua lista de contato de acordo com determinados critérios. Por exemplo, direcionar emails para pessoas de uma certa idade, gênero ou região. 

  

Squeeze page – é um modelo de Landing Page dedicado para captar emails. 

  

Q 

Qualificação de Lead – trata-se da classificação dos Leads que representam boas oportunidades de venda e devem ser abordados pela equipe responsável por essa parte. 

  

T 

Taxa de conversão – representa o percentual de visitantes de uma página que realiza a conversão desejada. Como o número de preenchimento de formulário em uma Landing Page, por exemplo. 

  

W 

Webinar – conteúdo rico em vídeo disponibilizado na internet ou exibido ao vivo. Pode ser aulas, palestras ou debates. 

  

Glossário de marketing digital: Blog, site e conteúdo 

A 

Adwords – é a antiga plataforma de anúncios da Google, no entanto, muitas pessoas ainda usam esse nome. A atual plataforma se chama Google Ads. 

  

Alternative text (Alt text) – texto utilizado para descrever uma imagem na internet. Ele serve para melhorar o conteúdo e ajuda nas estratégias de SEO. 

  

Anchor text – é o texto de um link para outra página. Costuma ser de cor azul, sublinhado e ajuda os mecanismos de busca a entender o destino do seu link. 

  

API – sigla de Application Programming Interface. Trata-se de um conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com outro. Como a interação entre redes sociais ou o RD Station, por exemplo. 

  

Autoridade de página – quando os mecanismos de busca valorizam algumas páginas em relação a outras para posicioná-las nos resultados por palavra-chave. O principal elemento analisado para isso é a quantidade de links que direcionam para ela. 

  

Autoridade do site (autoridade do domínio) – assim como a autoridade de página, é quando os buscadores valorizam um domínio em relação a outros e suas páginas são melhor posicionadas nos resultados de busca. 

B 

Black hat – refere-se a práticas antiéticas de SEO para posicionar bem um site em buscadores como o Google. 

  

Blog – é uma página web utilizada para criar conteúdo com frequência, tanto por usuários comuns quanto por empresas. No marketing, eles servem para gerar informações e atriar público através de técnicas de SEO, além de ser uma forma de ganhar autoridade na área. 

  

Busca orgânica – é o tráfego vindo através do posicionamento da página nas ferramentas de busca de forma orgânica. Ou seja, todo o acesso que você consegue apenas utilizando técnicas de atração. 

  

C 

Canonical tag – quando duas páginas tem o mesmo conteúdo (ou muito parecido), utiliza-se a canonical tag. Trata-se de uma marcação HTML para mostrar aos mecanismos de busca a versão preferencial de uma página, direcionando as buscas para ela. 

  

Cookies – são pequenos arquivos inseridos no seu computador com o objetivo de identificar o visitante. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras o site é possível identificar esse visitante e suas preferências. 

  

CSS – sigla para Cascading Style Sheets, é uma linguagem de estilo para fazer a apresentação de páginas, como layout de página, cores, fontes, etc. 

  

D 

Domínio – é o principal endereço de um site, a raiz de todas as páginas. 

  

E 

Erro 404 – essa é a mensagem que aparece quando um servidor não consegue encontrar o que foi solicitado, como uma página do seu site que não existe mais, por exemplo. 

  

G 

Guest Post – post publicado em blog escrito por um “convidado”, ou seja, um autor diferente das postagens regulares e tenha relação com área de atuação da  empresa. 

  

Google Hummingbird – algoritmo do Google lançado em 2013. Rápido e preciso, ele vai além da palavra-chave, interpretando sinônimos, contexto e outros fatores como localização e buscas anteriores. Leia o post. 

  

Google Panda – algoritmo criado pelo Google para analisar principalmente a qualidade dos conteúdos de um site e inibir a criação de conteúdos de baixa qualidade para os usuários. 

  

Google Penguin – algoritmo criado pelo Google para analisar principalmente a qualidade dos links de um site, para inibir a troca de links de baixa qualidade. 

  

H 

Hard bounce – quando ocorre falha na entrega de emails por uma razão permanente, como endereço de email inexistente. 

  

Heading Tags (H1, H2, H3, ..) – são tags utilizadas no HTML de uma página para apresentar os títulos e subtítulos, enfatizando os conteúdos mais importantes de uma página. É um dos critérios utilizados para ranqueamento de site nos resultados de busca. 

  

Hiperlink – é um conteúdo clicável que leva para outra página, site ou localização em uma mesma página. Pode estar num texto, botão ou imagem. 

  

Hospedagem – servidor onde é hospedado sites, e-mails, blogs, entre outros canais digitais. 

  

HTML – sigla para HyperText Markup Language. Trata-se de uma linguagem para programação de páginas na web. 

  

L 

Layout – é como uma página ou imagem são desenhadas. Engloba textos, elementos gráficos e cores, pensando na usabilidade para o usuário. 

  

Link Building  – trata-se de um conjunto de estratégias SEO que visa criar uma rede de links que levam a uma página, aumentando seu tráfego e sua autoridade nos resultados de busca. 

  

Links internos – são os links que direcionam para outras páginas do mesmo domínio. 

  

Links externos – são os links que direcionam para páginas fora de seu próprio domínio. 

  

M 

Metadados – informações que dizem às ferramentas de busca sobre o que se trata seu site ou página. 

  

Meta descrição (Meta description) – breve descrição que aparece nos resultados das buscas. Servem para resumir o conteúdo e atrair visitantes para o site. 

  

Mobile – termo usado para se referir a celulares ou outros dispositivos móveis. 

  

N 

No follow – trata-se de atributo colocado em links para que não sejam rastreados por mecanismos de busca, não passando, assim, autoridade para a página de destino. 

  

O 

Off Page – elementos fora de uma página que interferem no seu posicionamento nos mecanismos de busca, como links que direcional para ela. 

  

On Page – elementos dentro da própria página que interferem no seu posicionamento nos resultados de buscas, como page title, headings e atributo alt em imagens. 

  

Opt-in – quando um usuário escolhe receber informações por email ao inscrever seu endereço em um formulário de site, dando permissão para a empresa entrar em contato. 

  

Opt-in duplo – quando é enviado para um usuário um email confirmando sua assinatura em uma lista. Nesses casos, ele só receberá os emails seguintes se confirmar. 

  

P 

Pagerank – trata-se de um algoritmo do Google que avalia os sites por uma série de fatores para estabelecer seu posicionamento nos resultados de buscas. 

  

Page title – é o texto que aparece na aba do seu navegador e como linha de destaque na página de resultados do Google. Por ser um dos elementos mais importantes do SEO, deve conter as palavras-chave de maior relevância do site. 

  

Prova social (social proof) – quando uma empresa aproveita a aprovação de outras pessoas para transmitir credibilidade e empatia. Pode ser curtidas na página, quantidade de seguidores, através de depoimentos ou até mesmo relatos em vídeos. 

  

R 

Redirecionamento 301 (redirect 301) – trata-se de um redirecionamento permanente que mostra para o mecanismo de busca que sua página mudou de endereço para que não tenha as páginas duplicadas. Assim, a autoridade da página será unida à da página ativa. 

  

S 

SERP –  sigla de Search Engine Results Page, é a página de resultados da ferramenta de busca. 

  

Sitemap – um mapa onde estão listados os endereços para acessar as páginas de um site. Sitemaps HTML são usadas para visitantes navegarem e sitemaps XML são usados pelos buscadores. Saiba mais aqui. 

  

Soft bounce – quando ocorre falha na entrega de emails por razão temporária, como caixa de entrada cheia. 

  

T 

Teste A/B –  teste realizado com duas versões diferentes de uma página para avaliar qual tem melhor desempenho em interação com o público. A que tiver mais conversão no teste A/B prova ser a que oferece uma melhor experiência ao usuário. 

Para ficar pode dentro do nosso conteúdo, nos siga no Instagram para ficar sempre antenando nas novidades do marketing digital.

Caso queira conhecer mais dos nossos serviços e como podemos ajudar o seu negócio crescer, entre em contato conosco!

Vamos conversar sobre como obter os melhores resultados?

 
account android arrow-alt-circle-down arrow-alt-circle-left arrow-alt-circle-right arrow-alt-circle-up arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up author bars behance blogger buffer caret-down caret-left caret-right caret-square-down caret-square-left caret-square-right caret-square-up caret-up cart-menu-1 cart-menu-2 cart-menu-3 cart-menu-4 categories chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up clock close comments cookies copyright coupon-discount date-modified date-published discord double-arrows-down double-arrows-left double-arrows-right double-arrows-up dribbble envelope-open envelope eye facebook fax flickr foursquare github gmail google-drive grid-view hashtag hollow-ring homepage instagram ios level-down-alt level-up-alt line link linkedin list-view login logout long-arrow-alt-down long-arrow-alt-left long-arrow-alt-right long-arrow-alt-up mastodonmedium messenger mobile-menu mobile phone pinterest place qq quote-left quote-right quotes reading-time-hourglass reading-time-stopwatch reddit rss scroll-to-top search shazam shopping-bag shopping-cart side-panel-opening-2-left side-panel-opening-2-right side-panel-opening-left side-panel-opening-right skype slack small-arrow-down small-arrow-left small-arrow-right small-arrow-up sms snapchat soundcloud spinner spotify stackoverflow sync telegram threadstiktok times-circle tinder trello tripadvisor tumblr twitch twitter viber vimeo vine vkontakte website wechat whatsapp windows wishlist xing yelp youtube zoom